Blog da Mel

quinta-feira, novembro 23, 2006

Blogs na Educação


Utilização de Blogs na Educação


Pode-se considerar que ainda é pequeno o número de escolas e de professores que utilizam blogs, mas percebe-se que esse número está crescendo significativamente porque o blog é um excelente recurso para desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos.

Para a educadora Sônia Bertocchi, com a utilização dos blogs os alunos se envolvem muito mais nas tarefas porque o blog proporciona maior comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores. Sônia mantém o blog Lousa Digital desde abril de 2005, ela classifica este blog como um espaço para reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da internet.

Os alunos aceitam e gostam de trabalhar com os blogs principalmente pela facilidade de criação e publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento técnico. Mas, e os professores? Segundo a educadora Gládis Leal dos Santos, é preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora deste contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam, mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.

Os professores podem propor a criação de um blog para discutir livros lidos, incentivar os alunos a expor suas idéias sobre determinados assuntos, escrever e trocar idéias sobre notícias e atualidades e criar projetos em grupo. Se bem utilizado, o blog pode auxiliar os alunos a desenvolver habilidades e senso crítico.

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home