Blog da Mel

sábado, novembro 11, 2006

Diferença entre ensino de informática e informática na educação



Nem toda forma de utilização do computador na educação se presta igualmente bem a atingir certos objetivos educacionais. Algumas formas de utilização são mais adaptadas a certos objetivos educacionais, outras se prestam melhor a outras finalidades pedagógicas. Mas, ao final, quase todo emprego do computador na educação pode trazer resultados pedagogicamente benéficos.

A informática na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para professores. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa. Os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos.

Mas será que o uso do computador na educação está sendo feito desta forma em todas as escolas?
Será que os professores estão sabendo utilizar esse recurso de forma satisfatória e que traga os resultados desejados?

Existem muitas dúvidas a respeito desse assunto, mas acredito que estamos no caminho certo.

A introdução dos computadores na educação apresenta aspectos positivos e negativos. Para que uma instituição escolar introduza a informática, é preciso ter em primeiro lugar um plano pedagógico, onde serão discutidos os objetivos de sua utilização como ferramenta educativa e a escolha do software educativo que possa ser usado para ajudar a atingir mais fácil e eficientemente os objetivos educacionais, não deixando portanto, que o computador se torne um brinquedo.

A escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa sem medo de que algum dia seja substituído por computadores. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.

O computador não é um "bicho de sete-cabeças" e não salvará o ensino. Ele pode educar, mas também deseducar dependendo da maneira como será utilizado. Ele não substitui a inteligência e a criatividade que são inerentes ao ser humano, apenas as desenvolve.

2 Comments:

  • Oiiii Meliiiii!!!
    Espero que consigas refazer as coisas que perdeste a respeito do Blogg...!!

    Um grande abraço, de seu amigo, Adilson.

    By Blogger Adilson Teixeira, at 6:02 AM  

  • Olá, Melissa!!!
    Gostei muito de ter estado com vcs sábado...
    Sábado q vem dia 18 eu não poderei estar na UCS, pois irei viajar, mas no dia 25 com certeza estarei lá....se tiverem alguma dúvida pode me procurar na sala 407 ou me enviar e-mail...ou ainda pelo mural ou pelo coments do meu blog ....que terei prazer em esclarecer..
    Vamos blogar??
    Beijos

    By Blogger Márcia Ribeiro Paganella, at 2:53 PM  

Postar um comentário

<< Home